Se você gosta de pinturas e está querendo produzir toalhas de mesa, panos de prato ou outras peças em tecido, a primeira coisa que você deve saber é como escolher o melhor tecido para pintar.
Os tecidos mais usados são os 100% algodão. Entretanto, alguns tecidos mistos ou de poliéster, como é o caso do Oxford sintético, também podem ser usados.
Neste post vamos falar um pouco sobre os principais tipos de tecido para pintar e quais são os mais indicados para cada tipo de peça. Confira e aprenda a fazer as melhores escolhas!
Veja também:
Como Personalizar Blusa Feminina com Estampa de Abacaxi
5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer
10 Tipos de Tecido Para Pintar
1. Brim
O Brim é um tecido 100% algodão que pode ser pintado com tinta para tecido. Pode ser encontrado facilmente em casas de tecidos, nas versões leve (mais fino e maleável) e pesado (mais encorpado e resistente). O brim é muito usado na confecção de bolsas, capa de almofada, shorts e uniformes.
2. Linho
O Linho é um tecido nobre, 100% algodão. Quando é puro, tem a qualidade melhor e o preço um pouco mais alto. Seu uso é indicado na produção de blusas, saias, calças, shorts, vestidos, panos de copa e toalhas de mesa.
Para uma toalha de mesa bem chique, a dica é fazer pinturas de arabescos ou de flores nas bordas com a tinta da mesma cor do tecido – o que vai dar uma impressão de marca d’água ou relevo. As listras em diferentes tamanhos também são muito bem vindas.
3. Oxford
O Oxford, apesar de exigir alguns cuidados pré-pintura, continua sendo um excelente tecido para pintar, principalmente por fixar bem a tinta. De toque suave, superfície lisa e de grande durabilidade, pode ser encontrado em várias cores – e muito facilmente em casas de tecidos.
Apesar de existir Oxford de algodão, o de poliéster é o mais usado. Com ele você pode fazer toalhas de mesa para o dia a dia, puxadores de porta de geladeira, cortinas de cozinha, guardanapos, jogos americanos e muito mais.
Dica: Sempre aplique uma demão de clareador em todo o risco antes de começar a pintar. Se o Oxford for escuro, além do clareador clareador, aplique também uma demão de tinta branca, e só depois entre com as cores.
4. Algodão
Comum
Caso queira pintar peças maiores, e de algodão, basta escolher um tecido simples, normalmente vendido no metro. Esse tecido pode ser encontrado facilmente em lojas de tecido, e é bastante indicado para a confecção de saquinhos para peças íntimas, panos decorativos e roupas de cama (fronhas e lençóis).
Orgânico
O algodão orgânico, apesar de pouco conhecido, é uma boa opção para fazer pano de copa, saco de pão e ecobags. Além de ter uma boa absorção de água, suas fibras são cultivadas sem o uso de pesticidas e de produtos químicos agressivos. Ou seja, seu cultivo não danifica o meio ambiente e suas fibras ficam livres de resíduos.
Por conta dessas qualidades, o algodão orgânico costuma sair mais caro em relação ao pano de algodão comum. Outra desvantagem é que esse tecido não é encontrado com facilidade.
5. Toalhas
Se o que você quer é pintar toalhas de banho ou de rosto, o mercado tem uma boa variedade de toalhas para esse propósito, inclusive coloridas. Elas vêm com uma faixa na barra que é lisa, perfeita para aplicar a pintura. O tecido da faixa, em sua maioria, é composto de algodão e poliéster (só que em menor quantidade).
6. Fralda
Muito requisitada pelas mamães, as fraldas também são comercializadas em uma versão especial para pintura: vêm com uma faixa lisa própria para receber a tinta. As fraldas que não têm essa faixa também podem ser pintadas, mas, nesse caso, é preciso saber usar bem as tintas – aplicando um fundo clareador ou preservando o fundo branco do próprio tecido.
Além de desenhos com temas infantis, também é muito comum o uso do nome da criança para identificar a fralda, principalmente na escolinha. Já as toalhinhas decoradas com pintura infantil são muito usadas para acompanhar o lanche, e podem ir dentro das merendeiras.
7. Sacaria
A sacaria é um dos melhores tecidos para pintar, é fácil de depositar a tinta e a pintura fica bem uniforme. Esse tecido, quando de boa qualidade, apresenta uma superfície lisa, com a trama bem fechadinha.
Esse é o tipo de tecido mais indicado para fazer panos de copa decorados, ou seja, aqueles panos que são usados para decorar e para cobrir alimentos na cozinha. Quem já trabalha com pintura em tecido garante que os panos decorados são sucesso de vendas em todas as épocas do ano.
O tecido pé de galinha é uma variedade da sacaria; porém, tem outra finalidade: serve para secar as mãos e as louças. Esse tecido possui um aspecto enrugadinho, é menos nobre e absorve mais tinta, mas custa mais barato.
8. Etamine
Muitas pessoas não fazem ideia, mas tecidos de trama aberta também podem receber a aplicação de tinta para tecido. O único cuidado é aplicar a tinta preenchendo toda a trama, evitando deixar falhas ou espaços em branco.
9. Tecido de Algodão (Colorido ou Estampado)
Você também pode trabalhar com tecidos coloridos e estampados, desde que você goste do efeito. Essa dica é especialmente indicada para quem deseja decorar a barra de panos de prato, customizar tênis ou realçar trabalhos em patchwork e pacth aplique.
10. Tecido Emborrachado
O tecido emborrachado costuma ser vendido no metro ou em placas, pode ser comprado em armarinhos online ou em lojas de couros. Fixa bem a tinta e é muito usado para fazer tapetes, jogo americano e kits para banheiro.
Dica: O acabamento das laterais do emborrachado pode ser feito com bicos de crochê ou com outra técnica de sua preferência.
Materiais Essenciais Para Pintar em Tecido
Agora que você já sabe quais são os tipos de tecido para pintar, conheça os outros materiais que você provavelmente irá precisar para aplicar a arte.
- Uma placa de Eucatex para esticar o tecido: para fixar o tecido na base você pode usar uma camada de cola permanente ou pregadores prendendo as laterais. Caso use a cola, deixe-a secar por aproximadamente 15 minutos e depois coloque o tecido em cima.
- Pincéis: os mais utilizados para pintura em tecido são os de cerdas duras, números: 2, 4, 8, 10 e 12. Também é muito importante ter um de número 00 para contorno, ou então uma caneta para tecido.
- Um recipiente com água para limpar os pincéis e um pano tipo fralda (ou papel toalha) para secar as cerdas.
- Tintas para tecido de cores variadas e atóxicas – as tinta da Acrilex são as mais usadas.
- Riscos, papel carbono e lápis para transferir o risco de pintura tecido. Para que o desenho fique centralizado, use uma régua para medir as distâncias das laterais.
Dicas Para Pintar em Tecido
- Para deixar panos de prato, toalhas ou forro de mesa ainda mais lindos, você pode fazer bicos de crochê ou aplicar uma faixa rendada.
- Para criar desenhos padronizados ou estampar tecido, você pode fazer carimbos em casa, com EVA, madeira ou borracha.
- Para pintar tecidos escuros ou coloridos, é bom passar uma camada de tinta branca antes de colorir o desenho.
- Para fixar melhor a tinta no tecido, principalmente se você não quiser lavá-lo, basta passar o verso dele com ferro à vapor logo após a secagem da tinta (72 horas).
- Para economizar, compre tecidos no metro.
Agora que você já sabe como usar os diferentes tipos de tecido para pintar, é só escolher os seus preferidos e começar a trabalhar!
Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos e inscreva-se na Escola de Pintura para aprender tudo sobre o universo colorido da pintura em tecido.
Veja também:
Como Colocar Tecido na Parede – Aprenda e Arrase na Decoração
Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!