Que tal transformar camisetas lisas em peças da moda? Isso é super possível com a pintura em tecido! Coincidência ou não, o assunto de hoje é pintura em camisetas.
Aqui você vai descobrir o que é preciso para começar e quais as etapas básicas para fazer uma peça simples. E para fechar com chave de outro, preparamos uma listinha com 4 ideias de camisetas decoradas à mão para você se inspirar e tentar fazer em casa. Você vai amar as dicas!
Veja também:
Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo
Materiais necessários para fazer pintura em camisetas
Caneta e/ou tinta para tecido
A caneta para tecido pode ser usada sozinha ou juntamente com a tinta de tecido. É uma alternativa mais prática para quem tem pouca ou nenhuma experiência com pintura.
Existem tintas de tecido para diferentes finalidades. → Clique aqui e conheça todos os tipos.
Camiseta de algodão (ou de algodão com poliéster)
Você pode pintar em camisetas de todas as cores; e não precisam ser novas, exceto quando você for fazer para vender. Então, aproveite para customizar alguma peça que você já tenha no seu guarda-roupas.
Pincéis
Use os pincéis de acordo com a técnica escolhida. Para pintar os riscos, tenha ao menos 3 pincéis diferentes; o tamanho deles vai depender da extensão do desenho. Quanto ao formato, os mais usados são:
- chanfrado – que pode ser usado para preencher, contornar e esfumar;
- filete – que serve para contornar e fazer pequenos detalhes.
Para fazer pintura com stencil, prefira pincéis mais firmes, como é o caso do pituá.
Papelão
O papelão serve para não deixar a tinta vazar para o outro lado. Não precisa comprar, pode ser reaproveitado de alguma caixa.
Risco ou stencil
O risco e o molde guiam a pintura. Você pode usar riscos prontos, como os que são disponibilizados no portal da Escola de Pintura, ou criar riscos personalizados (feitos à mão ou em algum programa de computador). Outra opção é o stencil para pintura em tecido – bem simples de usar, ótimo para quem está começando.
Fita crepe
Mantém os moldes e riscos no lugar; adere bem ao tecido sem danificá-lo.
Como pintar camisetas – passo a passo
1. Prepare a camiseta
Corte um pedaço de papelão, que deve ser maior do que o desenho, e coloque dentro da camiseta esticada sobre a mesa.
2. Prepare o molde
Fixe as bordas do stencil com fita crepe ou transfira o risco para o tecido. → Veja aqui como fazer.
- Camiseta clara e com transparência: Nesse caso, apenas coloque a folha de papel com o desenho por dentro da camiseta. Em seguida, prenda com fita crepe. O risco ficará visível na parte da frente e servirá de guia para a pintura da camiseta.
- Camiseta preta ou escura: Nesse caso, faça vários furinhos sobre o risco. Depois, posicione o papel sobre a camiseta e aplique um pouco de tinta para transferir o pontilhado para o tecido. Depois é só ligar os pontos. Você também pode usar a caneta fantasminha, que apaga com ferro quente.
Dica: Você também tem a opção de fazer a pintura à mão livre. Isso é ótimo caso você queira aplicar na camiseta um desenho simples ou mais assimétrico.
3. Aplique a pintura
Pinte o tecido de acordo com a técnica escolhida. → Conheça as principais técnicas aqui.
Além dos riscos e dos moldes vazados, você também pode usar ferramentas como carimbos, esponja e pinta bolinhas para diversificar as pinturas.
4. Deixe a tinta secar
Terminada a pintura, com a tinta ou com a caneta, deixe secar. A lavagem pode ser feita após a secagem completa da tinta, em 2 dias.
4 camisetas pintadas à mão: técnicas variadas
A pintura em camisetas é mais uma possibilidade de atuação para quem já trabalha com pintura em tecido. Confira abaixo algumas técnicas simples, perfeitas para quem deseja começar.
1. Mosaico em camiseta
2. Camiseta com falso babado
3. Regata com estampa de abacaxi
4. Cropped com estampa de melancias
Hora de praticar!
Como você pôde conferir, várias técnicas podem ser aproveitadas na pintura em camisetas. Mostramos aqui 4 ideias de peças femininas, com estampas bem modernas por sinal. Mas as possibilidades vão muito além.
Use nossas dicas para trabalhar também com peças masculinas, baby e temáticas. Já pensou em trabalhar com a personalização de camisetas para aniversários e outras datas especiais? Pode ser uma boa ideia para ganhar dinheiro, não é mesmo?
Você já trabalhou alguma vez com a pintura de camisetas? Comente aqui e diga o que você acha desse nicho da pintura em tecido.
Veja também: