A estampa feita com tinta para tecido transforma qualquer peça de roupa. Pensando nisso, nós vamos ensinar como estampar camiseta usando a técnica do stencil, que é muito simples e rápida. Desse modo, aquela sua camiseta sem graça pode ganhar nova vida e ter serventia por mais um bom tempo.
Como nem sempre nós achamos o stencil com o desenho desejado, nós vamos te mostrar como fazer o seu próprio molde usando papel contact. Além disso, mostraremos o passo a passo detalhado de uma estampa em camiseta de algodão. Vamos aprender?
Veja também:
1. Para fazer o seu próprio stencil, você vai precisar colar o molde com o desenho escolhido na parte traseira do papel contact transparente (parte quadriculada).
2. Depois, corte em volta de todo o desenho com o estilete e seu stencil já estará pronto.
Dica: Você pode criar o seu próprio stencil, como explicamos acima, ou comprar um stencil de acetato já pronto.
3. Proteja a parte interna da camiseta com o papel manteiga ou um pedaço de papelão. Assim você impede que a tinta vaze para a parte de trás da camiseta.
4. Retire o plástico adesivo do papel contact e cole-o na camiseta.
Dica: Geralmente a estampa fica centralizada na camiseta, como no projeto das imagens, mas isso vai depender do desenho escolhido e do seu gosto.
5. Usando o pincel broxinha, preencha todo o espaço demarcado pelo plástico contact com a tinta para tecido da cor desejada.
Dica: No projeto das imagens foi removido o limite inferior do plástico contact para que a estampa ficasse mais moderna.
6. Retire cuidadosamente o plástico contact e aguarde a tinta secar. Depois de seca, sua camiseta estará pronta para ser usada.
Dica: Se achar necessário, aplique mais uma demão de tinta quando a primeira estiver completamente seca. Faça isso antes de remover o plástico contact, que é a referência do desenho.
Como você acompanhou, é muito fácil estampar camisetas usando stencil e tinta para tecido. E já que nem sempre encontramos no mercado um stencil de acetato com o desenho que queremos, o molde feito de papel contact é uma excelente solução, não é mesmo?
Ah, e quanto à lavagem é bom esperar uns dois dias depois da pintura para não correr o risco de desbotar a cor da estampa. Já o ferro de passar está liberado se for usado com a camiseta do lado contrário. Para isso, nos primeiros dias coloque um pano de proteção na parte interna da camiseta ao contrário antes de passá-la para não transferir o desenho.
Além de camisetas, você pode usar essa mesma técnica para fazer pano de copa decorado e estampar tecidos em geral. Basta usar sua imaginação para transformar os artigos que você já tem em casa.
Se você gostou da técnica e das dicas ensinadas, deixe um recado pra gente nos comentários!
Veja também:
Crédito das imagens: Craft Ideas
A Páscoa é um momento de renovação e merece ser lembrada. Por isso, nada melhor…
Quem está preparando os panos decorados para as festas de final de ano não pode abrir mão…
Aprender como pintar flores é o interesse da maioria das pessoas que começam a praticar…
Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que…
Trabalhar com pintura em tecido é ter a oportunidade de se aventurar em vários estilos,…
A tinta de tecido que você compra nos armarinhos vem prontinha para uso, é só…