Não é segredo para ninguém que a rosa é uma das flores mais amadas do mundo. Ela é um dos elementos mais queridos entre artesãos, principalmente quando o assunto é pintura. Por isso, no post de hoje vamos te ensinar como pintar rosas para você começar agora mesmo.
A rosa tem uma beleza diferenciada, um aroma marcante e cores diversas, cada uma com um significado: as rosas vermelhas simbolizam a paixão, as amarelas, o amor, as brancas representam a paz, e assim por diante.
Continue lendo e aprenda técnicas do artesão Jorge Delavega para pintar rosas cada vez mais lindas.
Veja também:
5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido
3 Riscos de Frutas Lindíssimos para Pintar em Tecido – Download Grátis
Você pode pintar rosas em diversos tipos tecidos. Os mais comuns são kit de toalhas, fraldas, tapetes emborrachados e panos de prato, cada um com suas particularidades e características.
Se a sua escolha for pelos panos de prato, deixe uma margem entre a pintura e a borda do tecido para acrescentar bicos de crochê ou renda!
A pintura de rosas é super delicada e requer muito cuidado pra que tudo saia perfeito. Por isso indicamos que você prenda seu tecido de forma que ele não saia do lugar durante o processo. Escolha uma tábua de madeira lisa e aplique uma camada de cola permanente na superfície.
Após deixá-la secar por 15 minutos, passe o pano à ferro quente e coloque-o na tábua. Assim, o tecido não vai ficar escorregando enquanto você pinta.
O ideal é preparar a base para a pintura com uma camada de tinta branca misturada com clareador, em proporção de uma parte de tinta branca para duas partes de clareador, principalmente se o tecido for colorido ou estampado.
Além de facilitar o movimento do pincel, a base vai deixar as cores das tintas mais vivas e uniformes.
Escolha o risco de rosas que mais gostar! Leve em consideração o tamanho e o tipo de tecido que escolheu. Use lápis preto 6B e papel carbono para transferir o desenho para o tecido.
Aprenda como pintar rosas realistas com Jorge Delavega!
Se inscrevendo na Escola de Pintura, você vai ter acesso à esses projeto e muitos outros. Clique aqui e saiba mais informações.
Os os pincéis preferidos dos artesãos para pintura em tecido são os de cerdas duras, principalmente o pincel pituá da série 8 03 – nº 4 e os pincéis da série 151 – nº 8 e 4. Já com relação às tintas, escolha aquelas que são próprias para tecidos e atóxicas, das cores que desejar.
O clareador pode ser usado antes da aplicação da pintura, como explicado na dica n°3, ou juntamente com a tinta. Esta técnica vai fazer com que o pincel deslize mais facilmente pelo tecido, deixando a pintura mais suave, além de ajudar no efeito sombreado.
Faça sombreados ao fundo da rosa com tons mais escuros, dando profundidade ao desenho. Para finalizar, delimite as pétalas com tons claros ou branco, simulando a luz e dando um efeito realista à sua rosa.
Agora que você sabe como pintar rosas realistas, pode usar esse conhecimento para decorar a casa da sua família, presentear os amigos e até vender para conseguir uma renda extra. Siga as dicas e pratique muito, assim seus trabalhos ficarão cada vez mais lindos.
Gostou das dicas? Então se inscreva na Escola de Pintura e aprenda muito mais sobre esta arte e ainda receba moldes exclusivos para praticar!
Veja também:
Riscos de Pintura Especiais para o Dia das Mães – Baixe Agora
Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças
A Páscoa é um momento de renovação e merece ser lembrada. Por isso, nada melhor…
Quem está preparando os panos decorados para as festas de final de ano não pode abrir mão…
Aprender como pintar flores é o interesse da maioria das pessoas que começam a praticar…
Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que…
Trabalhar com pintura em tecido é ter a oportunidade de se aventurar em vários estilos,…
A tinta de tecido que você compra nos armarinhos vem prontinha para uso, é só…