Todo mundo tem aquele jeans desgastado ou aquela roupa com valor afetivo que acabou desbotando e ficou parado lá no fundo da gaveta, sem nenhuma serventia. O que pouca gente lembra é que, ao restaurar a cor de uma peça, ela pode ser usada por mais um bom tempo. Por isso, vamos ensinar como tingir tecido em casa, gastando pouco e de maneira descomplicada.
Veja também:
Qual tecido posso tingir?
Os tecidos ideais para o tingimento são os 100% algodão (ou que tenham no mínimo 60% desse material na composição). Outros tecidos de fibras naturais também aceitam bem o corante, como é caso do linho, do rami, do sisal, da juta, da sarja e do brim.
Quanto mais claro for o tecido, mais fácil será a fixação do corante.
E caso queira tingir de uma cor clara uma peça originalmente escura, primeiro é necessário clarear o tecido com um descolorante têxtil para só então fazer o tingimento. Muitas pessoas fazem esse processo com a água sanitária, mesmo não sendo tão indicado por agredir o tecido.
Como tingir tecido em casa
Tingir roupas pode até parecer difícil, mas na prática é muito fácil. Veja como fazer!
Materiais necessários
- 1 corante têxtil de sua preferência
- Colher ou bastão grande para mexer
- 1 colher (sopa) sal de cozinha
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 panela pequena (com capacidade para um litro de água)
- 1 panela média ou grande (com capacidade mínima de 6 litros de água)
- Água
- Luvas (para usar durante o processo)
Passo a passo
1. Ferva um litro de água na panela menor e adicione todo o conteúdo do frasco do corante.
Dica: Como existem corantes de diferentes marcas, vale conferir no rótulo o rendimento e as proporções de água e corante. Em geral, um tubo de pó é suficiente para tingir com perfeição até 300 gramas de tecido seco.
2. Na segunda panela, ferva uma quantidade de água suficiente para cobrir toda a peça a ser tingida.
3. Adicione o corante dissolvido na panela maior, que deve permanecer sobre a chama do fogão.
4. Coloque a peça de roupa molhada, sem espremer, na panela maior. Empurre a peça com a colher e certifique-se que todo o tecido fique submerso.
5. Mexa a panela de 5 em 5 minutos (por trinta minutos) para que a cor pegue em todas as partes do tecido.
6. Passados os trinta minutos, desligue o fogo.
7. Em um balde, adicione a água (quantidade suficiente para cobrir a roupa), o sal e o vinagre.
8. Transfira a roupa da panela (sem esfregar ou torcer) para o balde. Deixe a peça de roupa nessa mistura por cerca de 10 minutos, mexendo na metade do tempo.
Dica: Esse passo é importante pois o sal e o vinagre servem para fixar a nova cor, sem que você precise comprar um fixador.
9. Retire a peça de roupa ou o tecido do balde e passe na água corrente (sem torcer) até que pare de sair tinta. Depois é só colocar para secar à sombra.
Depois de seguir esses passos a sua peça de roupa ou o seu tecido estarão prontos para uso, e com a cor renovada!
Ganhe dinheiro com o tingimento artístico
Já ouviu falar em Tie-Dye ou tingimento a frio? Essa técnica é muito usada para dar um visual mais jovem e colorido às suas roupas. Ela vai muito bem em camisetas, cangas e outras peças de pano levinho.
O processo é simples: basta fazer dobras ou amarrações na peça e aplicar a tinta para tecido chamada Silk (que já vem diluída). Você pode usar uma única cor ou várias cores distintas, a depender do efeito desejado.
Depois que a tinta secar é só desamarrar e esticar o tecido para ver os padrões formados. Esse é o processo básico, você só precisa usar a criatividade para criar diferentes amarrações e combinações de cores.
Pronto, desvendamos o mito
Viu como tingir tecido em casa não é um bicho de sete cabeças? Agora, com essas dicas, você já pode renovar a cor das suas roupas e customizar várias peças em tecido, como guardanapos, panos de copa e capas de almofada.
E se você tem algum truque legal para tingimento de tecidos, compartilhe com a gente nos comentários!
Capa: Pixabay
Veja também:
Como Fazer Cachecol de Malha Customizado com Tinta Spray
16 Tipos de Tecido Para Artesanato – Saiba Como Usar Cada Um