A pintura em porcelana é bem versátil, vai do estilo clássico ao moderno em segundos. Mas, para fazer peças dignas de um verdadeiro artista, antes de tudo é preciso saber qual o material para pintura em porcelana necessário para começar.
Para desvendar esse mistério, reunimos aqui ótimas dicas. Saiba quais itens não podem faltar na sua bancada de trabalho. Além disso, confira dicas de uso e saiba quais cuidados você precisa tomar durante cada etapa de produção.
Quer fazer um excelente trabalho nas louças? Então confira nossas dicas e arrase!
Veja também:
Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações
Pintura em Tecido – Semaninha de Joaninha Para Fazer e Vender
1. Peças em porcelana
A porcelana é o tipo mais caro de cerâmica. Produzida a partir da argila branca de alta qualidade, é queimada a 1.260º C. O resultado desse processo são peças duras, resistentes, translúcidas e de superfície lisa.
Sempre pensando no uso decorativo, você pode pintar peças como: bandejas, bules, xícaras, canecas, vazinhos para plantas, cinzeiros, pires, pratos, tigelas e porta-guardanapos. As possibilidades são muitas!
Onde comprar
Caso queira fazer esse artesanato para vender, é mais indicado comprar as louças no atacado. Na internet você encontra vários fornecedores. Mas, antes de comprar, pesquise bem para ter certeza de que os produtos são de boa qualidade e que os vendedores são confiáveis.
Precauções
Como a queima da tinta geralmente é feita em forno de baixa temperatura, em contato com o alimento pode soltar partículas. Por isso, as louças decoradas devem ser usadas preferencialmente para decoração.
2. Canetas marcadoras
As canetas para porcelana, que vêm carregadas com tinta própria para este material, podem ser usadas sozinhas ou junto com a tinta do potinho (que também deve ser própria para esta finalidade).
Ao decorar as peças, você pode desenhar livremente ou seguir um risco previamente transferido para a peça. Para corrigir qualquer erro durante a pintura, é só lavar a peça com água, esponja e sabão; deixar secar e recomeçar. Essa é uma grande vantagem da pintura em porcelana.
Aprenda tudo sobre pintura em porcelana com o professor Jorge Delavega! Acesse o curso completo aqui e comece a fazer peças lindas.
Onde comprar
Essas canetas podem ser compradas em lojas que vendem material para artesanato. Confira abaixo as principais marcas!
- Compactor Creative Maker – Essa tinta é resistente à lavagem e ao uso frequente, não deixa cheiro. Possui um sistema inteligente que faz com que a tinta só seja liberada após a caneta ser agitada e a ponta ser pressionada contra a louça. Para fixar a tinta, a peça decorada deve ser levada ao forno à 160º por 90 minutos.
-
Ceramic Twin – Essa tinta resiste à lavagem se levada ao forno pré-aquecido (230°C) por 20 minutos. Possui duas pontas, uma brush e uma redonda fina, o que permite fazer dois tipos de traço.
Precauções
Apesar de ser de fácil utilização, a caneta para porcelana requer alguns cuidados de utilização.
- Primeiro, é preciso saber que todas as tintas podem ficar ressecadas em contato com o ar. Então, tampe bem a caneta após cada uso.
- Outra informação importante é que a caneta na cor preta fica visível quando utilizada por baixo de tintas coloridas. Então, para ter uma peça bonita e bem acabada, prefira fazer traços mais finos e evite colocar uma cor mais clara sobre um contorno escuro.
- Após a queima, deixe a peça de porcelana esfriar dentro do forno por aproximadamente 1 hora antes de manusear.
- Não esfregue objetos sobre a pintura, nem mesmo após a queima.
- Não pinte em áreas que serão levadas à boca ou que entrarão em contato com alimentos quentes.
3. Tintas para porcelana
Para melhor fixação da pintura nas louças, é recomendado utilizar tintas próprias para porcelana. Existem várias cores, acabamentos (fosca, metálica e brilhante) e marcas para você escolher. Confira algumas vendidas aqui no Brasil:
- Vitro 150º, da Acrilex (37 ml);
- Tinta para Porcelana Pebeo (45 ml);
- Tinta Decorfix 150 (37 ml).
Onde comprar
Essas tintas podem ser facilmente compradas em lojas que vendem material para artesanato. Se por acaso você não encontrar na sua cidade, peça pela internet e receba em casa.
Precauções
- Não pode ficar destampada para não ressecar.
- A peça decorada precisa ser levada ao forno doméstico (elétrico ou a gás) por cerca de 35 a 40 minutos para que a tinta possa se fixar. Geralmente o forno precisa estar a uma temperatura de 150° a 160º C.
- Como existem vários fabricantes de tinta, sempre leia as instruções do rótulo para saber o modo correto de usar e o tempo indicado para a queima da peça.
4. Pincéis para artesanato
Existem opções com cerdas naturais e sintéticas. Os pincéis de cerdas naturais se comportam melhor com tintas mais ralas. Além disso, por serem mais macios, permitem pinceladas mais suaves.
Já os pincéis de cerdas sintéticas geralmente são mais firmes. Por isso, são perfeitos para a aplicação de tintas mais espessas ou para a cobertura de desenhos mais chapados. Ou seja, sem os famosos efeitos de luz e sombra.
Além da composição das cerdas, também devemos nos atentar ao formato. Os formatos dos pincéis se diferenciam pela referência (415, 486, 487 e por aí vai). Alguns dos principais são: chanfrado (que tem a ponta cortada na transversal) e o filete (usado para fazer contorno e pequenos detalhes).
Porém, isso não é um padrão. Afinal, cada artesão tem uma maneira de trabalhar.
Já os números dos pincéis, que indicam o tamanho, devem ser escolhidos de acordo com a extensão da área a ser preenchida. Nos cursos de pintura já é de praxe o professor indicar quais pincéis foram utilizados em cada etapa.
Onde comprar
Nos armarinhos, físicos e online, é possível encontrar pincéis próprios para a pintura em porcelana. Desde que você se sinta confortável, alguns dos seus pincéis de pintura em tecido também podem ser aproveitados nesse tipo de artesanato.
Precauções
- Umedeça o pincel e retire o excesso de água antes de começar a pintura.
- Lave os pinceis após cada uso.
Outros materiais para pintura em porcelana
Além do material para pintura em porcelana descrito acima, pode ser que você também precise de:
- lápis e papel carbono para transferir o risco para a louça;
- álcool e papel toalha para fazer uma limpeza pré-pintura;
- recipiente com água para lavar os pincéis;
- bandeja para despejar as tintas;
- forno doméstico para queimar a peça e fixar a tinta.
Conferiu tudo com calma? Então quer dizer que agora você já sabe quais tipos de material para pintura em porcelana não podem faltar para você fazer lindas louças decoradas.
Já viu o novo curso de pintura em porcelana da Escola de Pintura? Acesse aqui para ver as peças e mais informações.
Se você tem outras dúvidas sobre esse tipo de pintura, deixe sua pergunta aqui nos comentários. Talvez ela possa virar tema dos próximos posts.
Veja também:
Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo