A pintura em emborrachado, por conta da porosidade, demanda alguns truques que facilitam e deixam o trabalho com um aspecto mais bonito.
Para te ajudar a fazer lindas peças para usar e vender, separamos dicas essenciais para fazer esse tipo de pintura, da preparação à finalização. Acompanhe!
Veja também:
9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pincéis Para Pintura em Tecido – 6 Formatos Que Você Precisa Conhecer
O emborrachado para pintura é um material maleável que tem duas faces. A parte de cima é um tecido grosso e de aspecto áspero, sobre o qual é feita a pintura e a impermeabilização, caso necessário.
Já a parte de baixo é mais grossa e macia – lembra um EVA, porém bem mais lisa. O lado que fica para baixo adere bem às superfícies e tem a função antiderrapante. Por conta dessa característica o tecido emborrachado é bastante recomendado para a confecção de tapetes de banheiro e cozinha.
Antes de cortar e riscar o emborrachado, é preciso prepará-lo para a pintura. Essa dica, além de facilitar o risco, economiza tinta e deixa as cores muito mais vivas.
Primeiro, misture em um pote de vidro com tampa uma colher cheia de tinta látex em um pouco de água. Tampe o vidro e agite-o até diluir todo o produto. Depois, complete o frasco com água e agite novamente. Despeje um pouco dessa mistura em um prato fundo.
Com um rolinho de espuma, aplique o produto sobre todo o tecido do emborrachado. Aguarde secar antes de cortar a peça.
Dica: O frasco utilizado nessa receita tem capacidade para 350 ml.
Meça o tamanho desejado para a peça usando uma régua comum e um lápis para fazer as marcações. Depois, posicione uma régua de pedreiro sobre as marcações e faça os traços retos com um lápis 4B. Essa dica da régua de pedreiro é muito boa para riscar peças grandes, como passadeiras e caminhos de mesa.
Para auxiliar o corte, posicione o lado mais grosso da régua comum sobre o risco que você fez, e segurando-a bem firme, corte o emborrachado com o estilete. Vá posicionando a régua sobre cada uma das partes do risco até finalizar todo o corte.
Para ter certeza de que a peça está com os lados retos, dobre-a ao meio e avalie se está tudo certo. Após ter certeza de que o corte está bem alinhado, dê acabamento nas bordas da peça com bicos de crochê, se desejar.
Para riscar o emborrachado sem estragar seu molde, primeiro transfira o desenho escolhido para um papel manteiga usando uma caneta permanente. Depois, posicione um carbono para tecido, com o lado mais escuro virado para baixo.
Agora, sobreponha o papel manteiga no carbono para tecido e passe um lápis sobre todo o risco para transferi-lo para o emborrachado. Para não rasgar o papel, mantenha o lápis deitado no momento de riscar e use pouca força.
É possível proteger a pintura em emborrachado através de uma impermeabilização caseira. Para essa etapa você só vai precisar de um verniz para tinta de parede (que pode ser brilhante ou fosco, de acordo com o acabamento desejado) e de lustra móveis.
Primeiro, espalhe o verniz com um rolinho de maneira uniforme sobre a pintura já seca. Depois, leve a peça para secar ao sol por aproximadamente 2 horas. Para finalizar, aplique um pouco de lustra móveis com o auxílio de um pano úmido. Para prolongar a impermeabilização essa última etapa pode ser feita regularmente, sempre após cada lavagem.
Como você acompanhou, existem alguns segredinhos para facilitar a pintura em emborrachado e deixar suas peças bonitas por muito mais tempo.
Aplicando todos eles, com certeza seus tapetes, passadeiras, centros de mesa e caminhos de mesa ficarão mais bonitos, duráveis e bem acabados.
Gostou do que aprendeu? Então conheça a Escola de Pintura e aprenda outras técnicas muito usadas na pintura em tecido.
Veja também:
Pintura em Tecido Para Iniciantes
47 Riscos Para Pintura em Tecido
A Páscoa é um momento de renovação e merece ser lembrada. Por isso, nada melhor…
Quem está preparando os panos decorados para as festas de final de ano não pode abrir mão…
Aprender como pintar flores é o interesse da maioria das pessoas que começam a praticar…
Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que…
Trabalhar com pintura em tecido é ter a oportunidade de se aventurar em vários estilos,…
A tinta de tecido que você compra nos armarinhos vem prontinha para uso, é só…