É fato que a rosa é uma das flores mais apreciadas do mundo, provavelmente pelo seu aroma marcante e pela diversidade de cores e significados, como o amor, por exemplo. No universo da pintura em tecido não é diferente: as rosas aparecem na lista dos temas mais apreciados pelas pessoas, e os riscos de rosas estão entre os mais procurados pelos artesãos.
Sabendo disso, preparamos um pacote com 9 riscos de rosas para pintura em tecido, prontos para imprimir e usar. Com esses riscos caprichados você pode treinar esse tipo de pintura à vontade, e decorar lindas peças para presentear e vender durante todo o ano.
Baixe os riscos agora mesmo e aproveite para conferir várias dicas sobre a pintura de rosas!
Veja também:
Riscos de rosas – Download Grátis
Clique no botão abaixo para iniciar o download. Depois de baixar, salve o arquivo e faça a impressão em papel sulfite A4.
4 Dicas para pintar rosas
Se você ainda não sabe como pintar rosa em tecido, lá vão algumas dicas para uma pintura perfeita. Afinal, pintar esse tipo de flor exige alguns cuidados especiais.
1. Use o clareador
Para retardar a secagem das tintas, auxiliar no deslizar do pincel e deixar as cores mais suaves, use o clareador, antes e/ou junto com a tinta. Essa dica auxilia na hora de fazer a mistura das cores e o efeito sombreado, evitando que sua rosa fique sem forma ou com aquela aparência “chapada”.
2. Dê pinceladas suaves
Para não deixar a flor com um aspecto pesado, usando pouca tinta por vez, dê pinceladas suaves para preencher o risco. No momento de delimitar as pétalas, faça o esfumado, que dá um efeito mais leve e natural à rosa.
3. Faça o sombreado em um tom mais escuro
Para criar o efeito de profundidade, que dá mais realidade à pintura em tecido, é preciso fazer o sombreado. Para isso, use um tom de tinta mais escuro (ou variações da cor que você usou como fundo da rosa).
Dica: Se você ainda não conhece essa técnica, aprenda agora mesmo Como Combinar Cores na Pintura em Tecido – Sombreado e Degradê.
4. Finalize com a técnica de luz
Para finalizar a rosa, delimite as pétalas com a tinta branca ou palha, de forma que as bordas fiquem mais claras. Esse truque, além de definir as pétalas, deixará sua pintura muito mais realista.
Onde aplicar a pintura de rosas
A pintura de rosas pode ser aplicada em inúmeras peças. Confira abaixo as opções mais usadas.
1. Toalhas
Para pintar um kit de toalhas, normalmente é utilizado o mesmo risco de rosa, porém, em tamanho menor para as tolhas de rosto, e maior para as toalhas de banho.
Dica: Em geral, o kit de toalhas é composto por duas toalhas de rosto e duas de banho para casais ou apenas uma de rosto e uma de banho. Mas isso pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa.
2. Tapetes emborrachados
Nos tapetes de banheiro, geralmente feitos com tecido emborrachado colorido, as rosas ficam mais bonitas quando são pintadas com cores de tinta que casam com a cor do tecido. Um bom exemplo é trabalhar com diferentes tons de verde sobre um fundo da mesma cor, deixando o visual do trabalho mais harmônico.
3. Panos de prato e copa
Para fazer a pintura em pano de prato e copa, utilize riscos proporcionais ao tamanho do pano. Geralmente o risco é centralizado próximo à base do pano, ficando então uma pequena borda livre para fazer aplicação de algum acabamento (como barrado de tecido e passa fitas).
Dica: Se você deseja conhecer outras opções de tecido, confira o post: 10 Tipos de Tecido Para Pintar à Mão.
Essas são apenas algumas opções de peças que você pode pintar usando os riscos de rosas. Aproveite para decorar também forros, caminhos de mesa, toalhas de piso, roupas de cama, roupões e muito mais!
Se você se encantou com esses belos trabalhos, entre para a Escola de Pintura. Lá você aprenderá a pintar, além de lindas rosas, outros variados tipos de flores, como: margarida, lírio, tulipa, copo de leite, orquídea e flor do campo. Inscreva-se e comece hoje mesmo!
Veja também:
Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio
Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados