Se você tem dúvidas sobre algumas particularidades da tinta de tecido, não se preocupe. Mesmo que ela seja uma tinta muito conhecida e bastante utilizada, é natural que algumas dúvidas surjam durante a sua utilização.
Para te ajudar com esse produto que é essencial na pintura em tecido, vamos ensinar tudo a respeito da utilização. Vamos abordar desde o lugar correto para despejar a tinta para tecido até dicas para lavar o tecido pintado. Confira!
Veja também:
5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer
Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos
Não utilize a tinta dentro do próprio frasco ou da tampinha. Desse modo, antes de iniciar a pintura, sempre despeje um pouco da tinta a ser utilizada em um prato revestido com plástico filme, em um godê (recipiente próprio para tintas) ou em uma bandeja de isopor.
Dica: Nunca retorne a tinta que não foi usada para o frasco. Por isso, só despeje no recipiente a quantidade suficiente para ser usada naquele momento.
Em geral, os fabricantes recomendam aplicar a tinta de tecido em panos de algodão (sem goma) e em outros tecidos não sintéticos, como é o caso do linho e do tricoline.
Apesar disso, sabemos que a tinta de tecido também adere bem em tecidos que não foram previamente lavados (com um pouco de goma) e até em tecidos de fibras sintéticas, como é o caso do Oxford. Para saber mais sobre sobre esse assunto, leia o post “10 tipos de tecido para pintar à mão“.
Dica: Quando o tecido for de algodão mesclado com sintético, faça um teste prévio para verificar se a tinta não desbota. De todo modo, se você estiver começando agora, prefira os tecidos com uma porcentagem maior de algodão.
A tinta para tecido já vem pronta para o uso e dispensa diluição. Porém, caso você deseje fazer técnicas de estamparia (como pintura aquarelada e tie dye) ou deixar a tinta menos espessa para pintar tecidos mais finos, não há mal nenhum em diluí-la com um pouco água.
Dica: Prefira usar água filtrada, destilada, mineral ou fervida para diluir a tinta e nunca ultrapasse 20% do volume para que a tinta não perca a tonalidade e o poder de fixação.
Se o objetivo é obter tons mais suaves, como para fazer a pintura em fraldas, basta misturar um pouco de clareador na tinta. A mistura pode ser feita aos poucos, no momento da aplicação.
Para criar outras cores com as tintas que você tem em casa, basta despejá-las em um recipiente e misturá-las com a ajuda de um pincel, palito ou espátula. Nesse caso, não há necessidade de adicionar água.
Se você misturar uma quantidade de tinta que não será usada em uma única aplicação, guarde-a em um potinho e mantenha-o bem fechado – da mesma forma que você faz com as outras tintas.
Dica: Não há problema em misturar tintas para tecido foscas com metálicas, ou com glitter, por exemplo. Se você fizer esse teste perceberá que o brilho delas pode diminuir dependendo do tipo de acabamento das tintas que você misturar.
A tinta para tecido pode ser aplicada com pincel, rolinho de espuma, carimbo, esponja decorativa ou com outro processo desejado.
Após a pintura, é preciso esperar 72 horas para lavar o tecido, ou seja, 3 dias completos. Esse é o tempo necessário para que as tramas do tecido absorvam por completo a tinta, evitando desbotamentos.
Após aguardar o tempo de secagem da tinta, lave o tecido pintado à mão em água fria ou morna, com sabão de coco ou glicerinado. Caso prefira utilizar a máquina de lavar, programe-a no ciclo regular e evite deixar a peça de molho.
Dica: Nunca exagere na quantidade de sabão, independentemente se você for lavar o tecido manualmente ou na máquina.
Agora que você já sabe tudo sobre a tinta de tecido, já pode usá-la sem receio, não é mesmo?
Se tiver gostado dessas dicas, com certeza você vai adorar aprender muito mais. Para isso, inscreva-se agora mesmo na Escola de Pintura. Aprenda com aulas detalhadas e tenha acesso à centenas de riscos lindos.
Clique aqui para mais informações.
Veja também:
Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados
Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido
A Páscoa é um momento de renovação e merece ser lembrada. Por isso, nada melhor…
Quem está preparando os panos decorados para as festas de final de ano não pode abrir mão…
Aprender como pintar flores é o interesse da maioria das pessoas que começam a praticar…
Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que…
Trabalhar com pintura em tecido é ter a oportunidade de se aventurar em vários estilos,…
A tinta de tecido que você compra nos armarinhos vem prontinha para uso, é só…