Deseja começar a pintar em porcelana, mas não sabe qual tinta usar? Então você veio ao lugar certo! Aqui você vai descobrir quais são as variedades de tinta para porcelana e quais são os cuidados que você precisa ter com esse material para alcançar bons resultados.
Veja também:
Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações
Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura
Tipos de tinta para porcelana
A pintura em porcelana é uma técnica que tem ganhado o coração de muitos artesãos que já pintam em tecido. O que muita gente ainda não sabe, é que é indispensável queimar a peça que foi decorada para fixar totalmente a tinta.
Antigamente, esse processo só podia ser feito em fornos industriais, que atingem altas temperaturas. Mas, como as grandes indústrias desenvolveram tintas próprias para queima em baixa temperatura, agora já é possível queimar as peças no forno de casa, seja elétrico, seja à gás. Confira os tipos de tinta mais indicados para pintura em porcelana.
1. A mais prática
O marcador para porcelana, que tem o formato de caneta, vem carregado com pigmento e diluente (água geralmente). Para que essas duas substâncias se misturem, e para que você tenha uma tinta homogênea, é importante agitar a caneta por aproximadamente 10 segundos antes de começar a usar.
Como usar
A caneta para porcelana pode ser usada para desenhar à mão livre, para transferir os desenhos do estêncil para a peça, para contornar e preencher riscos, para fazer detalhes de finalização e para escrever frases e nomes. As cores são variadas, aumentando as opções de criação.
É possível trabalhar com louças decoradas usando apenas esse tipo de tinta para personalizar as peças. Ou seja, a caneta dispensa o uso de esponjas, rolinhos e pincéis. Quem deseja personalizar as louças de forma rápida e sem bagunça, os marcadores são a melhor opção.
Lembre-se: para fixar a tinta do marcador, leve a peça decorada ao forno doméstico de acordo com as instruções do fabricante.
Principais marcas
Os marcadores mais usados para este tipo de trabalho são:
- Compactor Creative Maker – Essa tinta é resistente à lavagem e ao uso frequente, não deixa cheiro. Possui um sistema inteligente que faz com que a tinta só seja liberada após a caneta ser agitada e a ponta ser pressionada contra a louça. Para fixar a tinta, a peça decorada deve ser levada ao forno à 160º por 90 minutos.
-
Ceramic Twin – Essa tinta resiste à lavagem se levada ao forno pré-aquecido (230°C) por 20 minutos. Possui duas pontas, uma brush e uma redonda fina, o que permite fazer dois tipos de traço.
Algumas pessoas também utilizam as canetas Sharpie e Posca, apesar de não serem específicas para aplicação em porcelana.
Onde encontrar
Todas as canetas citadas aqui você encontra em grandes papelarias, lojas de material para escritório e também nos armarinhos.
2. A mais tradicional
As tintas para porcelana vêm no potinho com 37 ou 45 ml; lembram bastante as tintas PVA ou tintas de tecido. Entretanto, são feitas especialmente para superfícies não porosas e para queima em baixa temperatura. Possuem 3 opções de acabamento: brilhante, metálico e fosco.
Como usar
Devem ser aplicadas com pincel, batedor de espuma ou esponja decorativa. Após a aplicação da tinta, a peça deve ser queimada a 150º – 160 ºC, por 40 minutos – ou pelo tempo indicado pelo fabricante. Consulte o rótulo.
Principais marcas
Confira algumas mascas de tinta para porcelana vendidas no Brasil:
- Vitro 150º, da Acrilex (37 ml);
- Tinta para Porcelana Pebeo (45 ml);
- Tinta Decorfix 150 (37 ml).
Onde encontrar
Para comprar, procure bons armarinhos da sua cidade ou faça o pedido em lojas da internet.
Cuidados com as tintas para porcelana
Antes da pintura
- Agite bem o frasco ou a caneta para que a tinta fique homogênea.
- Leia o rótulo; confira as instruções de uso e verifique se a tinta está dentro do prazo de validade.
- A peça precisa estar limpa e seca para receber a pintura. Após lavar a peça com água e sabão, deixe-a secar e limpe-a com papel toalha e álcool.
Durante a pintura
- Não acrescente diluentes na tinta, exceto quando o fabricante indicar.
- Não utilize a tinta diretamente no frasco, prefira despejar uma pequena quantidade das cores que irá utilizar em uma bandejinha.
- Tampe bem o frasco após o uso para não correr o risco da tinta ressecar.
- Se por acaso algo sair fora do esperado, lave a peça para remover a tinta e recomesse.
Depois da pintura
- Se a tinta vazar para fora do estêncil, limpe as áreas afetadas com um algodão enrolado em um palito, umedecido em água ou thinner.
- Siga o tempo e a temperatura de queima indicados no rótulo da tinta para a correta fixação e durabilidade da tinta.
- Guarde os marcadores preferencialmente na posição horizontal.
- Não esfregue a pintura com esponjas, talheres e outros objetos, mesmo após a queima.
- Não utilize as louças decoradas para colocar alimentos quentes ou produtos químicos. Lembre-se: as louças pintadas têm uma função mais decorativa.
Como falamos acima, a tinta para porcelana está disponível em duas apresentações: potinho e caneta. Você pode usar cada uma separadamente ou em conjunto, de acordo com a proposta decorativa.
Agora que você já sabe tudo sobre esse material que é tão importante na pintura de porcelanas, está na hora de começar a praticar! Lançamos o novo curso de pintura em porcelana com o artesão Jorge Delavega. Clique aqui para ver as peças e mais informações.
Deixe um comentário e conte quais são as primeiras peças que você vai decorar.
Veja também:
9 Modelos de Flores para Pintar – Passo a Passos e Riscos Grátis